As centrais sindicais CUT, Força Sindical, UGT, CSB, CTB, Nova Central, CONLUTAS, Intersindicais e Pública decidiram convocar o CONCLAT/2022 (Conferência da Classe Trabalhadora/2022) para debater e decidir um documento unitário, que nos ajudará nas ações unitárias e também será entregue a todos os candidatos e candidatas que se apresentarem para a eleição presidencial de 2022. Esse documento será debatido dentro das instâncias das centrais sindicais e de seus sindicatos filiados, com prazos até dia 20 de março, quando a partir daí, o comitê organizador preparará uma proposta unitária que será apresentada no dia 7 de abril de 2022.

As lideranças sindicais destacam no documento que a iniciativa, pautada na unidade de ação e de luta, é fundamental para o enfrentamento e para superar a gravíssima crise que destrói o país, que fragiliza o sistema produtivo, que precariza as condições de trabalho, arrocha os salários, provoca desemprego, joga milhões na pobreza e na miséria, destrói o meio ambiente e ataca a democracia. As centrais sindicais apresentaram nesta sexta-feira um documento unitário com propostas para a elaboração da Pauta da Classe Trabalhadora.

Os sindicalistas ressaltam que, como feito em anos anteriores, eles irão incidir no processo de debate eleitoral com propostas. “Vamos lançar no dia 07 de abril a Pauta da Classe Trabalhadora 2022”, dizem no texto.

Neste momento o movimento sindical está na fase de formulação da Pauta e as centrais sindicais convidaram todas as entidades à participarem, da construção deste documento analisando e contribuindo com propostas.

 A proposta de Pauta da Classe Trabalhadora contém medidas emergenciais, que visam por exemplo garantir empregos, direitos, democracia e a vida; ações de combate à pandemia de covid-19; valorização do salário mínimo e combater a carestia e promover a segurança alimentar.
Fonte: fsindical.org